Cardiologista especialista em Arritmias Cardíacas

Dr. Marcos Rosa

CRM 4943 – RQE 1399/1400/1401/2443

Nasci no dia 03 de março de 1980, no berço de uma família simples, na baixada Fluminense do estado do Rio de Janeiro, onde vivi a maior parte de minha infância.

Morei no município de Austin até os 10 anos de idade, um local precário, pouco desenvolvido e distante de capital, porém, com todas as dificuldades da época, guardo boas memórias de uma infância feliz e saudável, onde brincava bastante com meus irmãos e lembro com carinho que sempre íamos para a igreja caminhando pelas ruas do bairro nos cultos de domingo.

Com o passar do tempo nos mudamos para a capital do Rio de Janeiro em busca de melhores condições de vida e, consequentemente, entre outros benefícios, comecei a ter acesso a uma educação de melhor qualidade. Meu pai, que sempre teve um espírito empreendedor, com honestidade e inteligência, superou as expectativas aproveitando as oportunidades que teve na época.

Em 2019 meu irmão Márcio, que já era Técnico de Marcapasso no Hospital Universitário Pedro Ernesto HUPE – UERJ, me convidou para ajudá-lo em suas atividades e foi assim que aos 19 anos, tive contato com hospital e fui aprendendo e me encantando com o mundo da Cardiologia. Foi neste mesmo local e período que conheci a minha esposa e constituí a minha família.

Logo depois, decidi prestar vestibular para Medicina, um sonho que nasceu com o estímulo e apoio do Dr José Jazbik, um renomado cirurgião cardíaco – chefe do serviço de Marcapasso do HUPE, que Deus colocou no meu caminho e que serei eternamente grato por ter enxergado potencial em mim, acreditado e me dado condições de me dedicar aos estudos.

O resultado veio após dois anos de muito esforço, estudo e intensa dedicação, com a aprovação no tão sonhado vestibular de Medicina da UERJ e este acontecimento foi um divisor de águas na minha vida. Dali em diante foram mais 12 anos entre o início da faculdade e da especialização em Arritmologia, com inúmeras provas de concurso para residência em Clínica Médica (Unirio), Cardiologia (INC), Eletrofisiologia Invasiva e Estimulação Cardíaca Artificial (UFRJ), além de cursos extracurriculares, pós graduação Stricto Sensu e Mestrado. O estudo nunca mais saiu da minha vida, é uma rotina que tenho até hoje, buscando sempre me atualizar naquilo que me propus a fazer.

Ao finalizar a formação acadêmica e já atuando nos melhores hospitais como médico assistente, plantonista e trabalhar com diversas equipes de Arritmologia no Rio de Janeiro, ingressei nas fileiras do Exército Brasileiro e ao término do Curso de Formação de Oficiais, fui transferido para Rondônia com a nobre missão de assumir a chefia da Cardiologia do Hospital de Guarnição de Porto Velho e por lá estive por cinco anos, combati o bom combate, tive honrarias, mas precisei deixar a caserna para alçar passos mais largos.

Na capital do estado de Rondônia fui muito feliz em conseguir ao longo desses anos ser o pioneiro na primeira extração de eletrodos de marcapasso de forma percutânea, implantar os primeiros ressincronizadores cardíacos, marcapassos fisiológicos e monitores de eventos, além de ablação por radiofrequência de arritmias não complexas e participar das ablações complexas e hoje vivo mais um sonho por estar exercendo minha profissão com prosperidade e reconhecimento dos meus pares, feliz por representar a Cardiologia de Rondônia após ter sido eleito a assumir a presidência da Sociedade de Cardiologia do Estado de Rondônia para o biênio de 2024/2025 e empenhado a fazer a diferença na vida das pessoas como fizeram na minha.

O que faz o médico Eletrofisiologista? A Eletrofisiologia é uma subespecialidade da Cardiologia que cuida das doenças do coração e sistema nervoso autônomo. No Brasil, a formação do Eletrofisiologista dura 12 anos, sendo destes 6 anos de Faculdade de Medicina, 2 anos de residência médica em Clínica Médica, 2 anos em Cardiologia e mais 2 anos em Eletrofisiologia.

Quais são as doenças mais comuns tratadas pelo Eletrofisiologista? As queixas mais comuns e algumas das doenças cardiológicas mais conhecidas são: palpitações (taquicardia atrial, fibrilação atrial, flutter atrial, taquicardia por reentrada nodal, taquicardia por via acessória -WPW, taquicardia e fibrilação ventricular), cansaço (bradicardia sinusal, bloqueio atria-ventricular  e dissincronismo interventricular), tonturas (síndrome vaso-vagal, morte súbita) dentre outras.

O Eletrofisiologista realiza cirurgias? Sim. O Eletrofisiologista  realiza procedimentos cardiocirúrgicos como Estudo Eletrofisiológico, Ablações e Implante de dispositivos Cardíacos (marcapasso, ressincronizadores e desfibriladores).

O Eletrofisiologista realiza exames complementares? Sim. De acordo com sua capacitação, o eletrofisiologista está apto a realizar Eletrocardiograma, Holter 24h e demais marcadores de eventos, Tilt Test e o próprio estudo Eletrofisiológico.