Eletrofisiologia Invasiva

1 ) Realização de estudo eletrofisiológico

O estudo eletrofisiológico é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo que tem como objetivo avaliar o sistema elétrico cardíaco por meio de cateteres introduzidos pelas veias após anestesia local e sedação venosa. O estudo eletrofisiológico permite determinar se existe uma arritmia, qual o tipo de arritmia, qual a anormalidade elétrica que gera esta arritmia e determinar também qual a melhor forma de tratamento. 

É necessário jejum de pelo menos 6 hora e em virtude do uso de Raios X o procedimento não pode ser realizado em gestantes. Geralmente dura 60 minutos, a recuperação pós anestésica não se faz em ambiente de terapia intensiva, o tempo de internação varia de 12 a 24h e o paciente pode voltar plenamente as suas atividades após 07 dias.

2) Realização de ablação por radiofrequência ou crioablação com ou sem mapeamento eletroanatômico

Assim como o Estudo Eletrofisiológico a ablação é um procedimento cirúrgico minimamante invasivo terapêutico realizado em complementação ao estudo eletrofisiológico. Trata-se de uma cauterização ou congelamento do músculo cardíaco responsável que visa eliminar a região responsável por uma arritmia. Logo, o estudo eletrofisiológico identifica o mecanismo da arritmia e a ablação elimina o problema. 

O tempo de internação para uma ablação depende do tipo de arritmia que foi tratada, mas e geralmente se aproxima com o do Estudo Eletrofisiológico.

Converse com a nossa recepção para obter uma compreensão mais clara.